quinta-feira, 12 de agosto de 2010

POR UM MOÇAMBIQUE SEGURO, SEM CRIME

Face a crescente onda de criminalidade na sociedade moçambicana, urge tomar a iniciativa de fazer face a esta omissão do estado na protecção do povo, povo que vive os dias de hoje aterrorizado pois não se sente seguro no país onde contribui, no país onde confiou os seus destinos, a sua segurança a um governo imune as suas obrigações, entre as quais a protecção e garantia da segurança do povo.

O povo é roubado, é furtado na rua como nas suas habitações, na escola, no trabalho, onde poderá este povo sentir-se seguro?

Mas, há muito que, ainda, se pode fazer no sentido de trazer a tranquilidade, segurança e harmonia a este povo que já se senti cansado desta tremenda insegurança. Trabalho que deve partir de uma alteração ideológica do governo, no sentido de fazer um uso racional e coerente das forças de segurança de modo a deixarem de ser uma máquina de repressão e opressão do povo para passarem a exercer as incumbências, que por força da constituição da república lhes fora consagrado.

Este processo, sem a correspondente, formação das forças de segurança, não logrará os objectivos a alcançar pelo que continuaremos a ter umas forças de segurança, prepotentes, opressoras, que esturquem o povo e continuaram a existir dentro das corporações agentes bandidos ou bandidos agentes, o que não é novidade para o próprio governo.
Educa-se as forças de egurança, para que haja um relacionamento saudável com o povo.

Cria-se mecanismos de forte relacionamento, agentes - povo e povo - agentes, no sentido do povo poder sentir-se seguro em denunciar os criminosos nos seus bairros, etc…
Relacionamento forças de segurança, através da PRM, com os estudantes nas escolas em todos níveis de educação.
Haja uma reforma na justiça moçambicana, maior celeridade com os processos/julgamentos.
Reformas no sistema penal, com consequente, agravamento das penas por porte e uso de arma ilícitos bem como pelos crimes com uso de arma e crimes de sangue.
Haja uma reforma do sistema prisional, melhores condições da população prisional com vista a acabar com as cadeias – escolas de bandidagem.

Apenas juntos podemos vencer, este mal que assola a nossa sociedade e viver a verdadeira paz pelo povo moçambicano, ansiada.

Sem comentários: