sábado, 21 de agosto de 2010

Graça, graxa Guebuza no conselho do estado

Na tomada de posse ao conselho do estado Graça Machel elogiara Guebuza e seus pleitos como sendo os arquitectos ou engrandecidores dos pilares da democracia Moçambicana. Ao que para o povo, talvez se tenha esquecido dos ensinamentos de Madiba ou não saiba da grandeza e responsabilidade que a palavra democracia suscita o respeito pelos direitos fundamentais, a liberdade, justiça e igualdade são os pilares estruturantes do estado de direito e democrático.

A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo. Governo para o povo quer dizer que o governo existe em proveito do seu povo e no respeito pelos direitos do seu povo, não para o benefício, interesses ou preferências dos governantes ou seja os governos democráticos governam no interesse do (governados) povo.

Na interpretação das palavras da Graça, se concordasse com as mesmas estaria a admitir que o nome democracia, não é o nome de um sistema político, mas uma expressão elogiosa, porque são todos os dias lesados os princípios democráticos, uma vez que a democracia implica a protecção das minorias pois não deve ser entendida como a ditadura da maioria no poder; Os governantes democráticos por inerência da própria democracia e do estado de direito é-lhes incumbida a missão de tomar decisões, mais justas possíveis e sensatas.

O governo lesa a democracia ao pilhar o património público, despindo o estado de bens em beneficio do partido no governo e consequentemente restringindo o exercício do direitos políticos aos partidos opositores e desrespeitando, também o povo eleitor que confiara democraticamente ao partido no poder a condução dos desígnios da pátria amada.

3 comentários:

Reflectindo disse...

Fiquei estupecfacto ao ler o que ela andou a falar na sua tomada de posse. Mas afinal ela foi titular da pasta de educacão no regime da ditadura só que nos confundimo-la com Mandela. O nosso erro que um dia poderá nos penalizar.

MOZVOZ disse...

Meu caro, é cientificamente, provado, que "o meio modifica o Homem" mas também que "os mais aptos adaptam-se" e o oportunistas (menos) aproveitam-se das situações.
Tendo em atenção, os cargos que ocupa além fronteira a convivência directa, diária, com um eterno lutador do reconhecimento da dignidade do homem.

Maquiti disse...

:)



M