sábado, 9 de fevereiro de 2008

SUBSIDIAR OS CHAPISTAS OU CRIAR MAIS UM NINHO DE CORRUPÇÃO?

Governo sai a rua para minimizar e não com solução

O Governo, depois da pressão, revolta popular voltou aos midias, desta vez para dizer que vai subsidiar os chapas, tudo bem, até aqui é de facto, de elogiar pela linda frase. Mas puxando um pouco mais pela cabeça e caçando a cabeça do ministro dos transportes embora, incasável – eis as legitimas questões.

Sob que critérios iram ser subsidiados?
Por quanto tempo serão subsidiados?
os carros modificados, também serão subsidiados?
De onde virá a verba para tal?

Senhor ministro, a serem os chapas, assim subsidiados, comete-se um erro grosseiro e que levar-vos – á a cair num vício sem limites – conhecem algum chapa que passa bilhetes de viagem? – Como saberá o senhor Munguambe, quantos passageiros transportou o chapa do Beltrano, do senhor sicrano (…)

Senhor Ministro Munguambe, é altura de abrir a mente, a realidade, ser receptivo quer as critica quer as opiniões e delas tirar ilações. Lamento, ser esta uma oportunidade, por vossa excelência desperdiçada, não somente por ser uma oportunidade desperdiçada, de fazer uma verdadeira remodelação e (re)estruturação dos serviços de transportes públicos, quer em Maputo, quer no país, do Rovuma ao Maputo – em Maputo, saliento aos TPM – com um aumento efectivo quer do número de autocarros quer na qualificação e qualidade dos funcionários e serviços prestados, aumento de áreas de abrangência ou seja mais rotas, que haja comunicação, fácil, entre os diferentes pontos da urbe.


Recorde-se senhor ministro, que antes da independência os transportes públicos tinham uma vasta área de abrangência e com a independência tudo piorou e com o final da guerra civil, verificou-se e até hoje verifica-se uma clara manifestação de incapacidade de gestão dos transportes públicos, aliada a pura incapacidade da câmara municipal quer de Maputo quer da Matola, de tomar um papel activo e decisivo na qualidade de vida dos munícipes.

Contudo, não diria que deixo cá meu contributo na procura de solução para a crise que assola a sociedade e vossa excelência na procura de solução para o grave problema de transportes que assola o país e que sem vergonha vossas excelências com combustível de sobra, bom e barato, apenas optam por exportá-lo para os que tem capacidade de racionalização e gestão dos recursos em detrimento do país – refiro ao gás natural, senhor ministro – que é um combustível com um custo baixo, quer em termos económicos quer em termos ambientais, pois é menos poluente que a gasolina e o gasóleo e que pode ser usado em veículos automóveis.

Senhor Ministro dos transportes, sou de opinião de que, de forma a minimizar os custos ao cidadão contribuinte, que afinal os dinheiros públicos são por estes gerados e que devem ter voz activa nos destinos dos mesmos e sobretudo por forma a o senhor não criar esse ninho de corrupção que esta prestes a gerar – apenas deve subsidia-se a instalação do Gás (GPL) nos transportes, mas também realço, apenas aos veículos que respeitem os padrões do fabricante ou seja que não estejam alterados e deve sujeitar os mesmos a inspecções anuais e obrigatórias.

Senhor ministro, já pensou quantos irmãos perdemos nos transportes “chapas” anualmente? Não será esta, também uma oportunidade de reduzir a sinistralidade nas estradas e garantir a segurança dos utentes, dos mesmos e também a do senhor que é utente, certamente da via pública.

1 comentário:

Reflectindo disse...

Eu acredito que isto não é subsídio, mas mais uma maneira de roubalheira do erário público