sábado, 9 de fevereiro de 2008

CÓLERA - UM MAL EVITÁVEL

Não será altura dos nossos jornalistas, em vez de gritar/anunciar os sucessivos surtos de cólera que anualmente vão surgindo pelo país na época chuvosa, dando azo a mais um populismo barato de altas figuras do estado, que vão ganhando oportunidade para repetir seus discursos, igualzinhos com as mesmíssimas palavras, sem pontuação, como sempre demonstrando mera legitimação por confiança partidária e não competência, começarem desta, a questionar aos mesmos, se de facto existe ou não uma politica de saúde pública na republica e se o mesmo é de facto eficaz, ora porque?

A cólera é uma doença que existe em todos os países em que medidas de saúde pública não são eficazes. É de transmissão fecal – oral, sendo como factores essenciais para a transmissão da doença condições deficientes de saneamento, particularmente a falta de água tratada, tanto que afecta, principalmente, habitantes de comunidades carentes, onde o saneamento básico é inadequado ou inexistente. Quando a localidade, como se tem verificado em Moçambique, não possui infra-estruturas adequadas, existe sempre a possibilidade de contaminação da água para consumo, tendo como consequência este problema, grave a saúde pública.

As políticas de saúde publica centram-se, naquilo que são os princípios definidos na óptica do estado como fundamentais para a manutenção ou existência de um sistema de saneamento e higiene publica, bem como os interesses pelo, mesmo estado, representados nas distintas formas de organização social e política das localidades.

Portanto, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objectivo de organizar sistemas e serviços de saúde, actuar em factores condicionantes e determinantes do processo saúde – doença, prevenindo e controlando a incidência de doenças (epidemias) nas populações através de acções de vigilância e intervenções governamentais.


A ser verdade que, os seres humanos e os seus dejectos são a única fonte da infecção ou causadora da doença, eis a razão para a minha preocupação em saber se existe ou não? E se existe porquê, todos anos o mesmo problema de saúde publica?

Senhor ministro da saúde diga as populações para não defecarem, mas não esqueça de os dizer para não consumir água.


Um sobre vivente, por todos que diariamente morrem por algo evitável.

Sem comentários: