quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

MINISTRO MUNGUAMBE NÃO CAI

Governo e seus pares a procura de culpado

Depois de se aperceber que o seu mandato está tremido, Guebuza e seus pares procuram solução no povo, insinuando haver (agitadores populares) culpados por traz das manifestações populares que desde 5 de Fevereiro vão tendo lugar um pouco por todo país e infelizmente ceifando vidas de inocentes, que lutam pela melhorias das suas condições de vida. De facto é difícil, para um governo que sempre achou estar a conduzir os destinos de 20 milhões de pessoas da melhor maneira possível e que de repente vê nascer uma oposição dentro dos seus representados, exigindo solução para os tirar da miséria em que vivem.

Contudo, Guebuza teria uma alternativa sacrificando a cabeça do ministro Munguambe, embora na nossa democracia não seja cultural a substituição de titulares de cargos políticos quer por incompetência quer mesmo por actos de corrupção ou abuso de poder. Depois da incapacidade demonstrada pelo ministro ao afirmar em conferencia de imprensa que o governo chegara a acordo em conselho de ministros sobre o preço do combustível para os transportadores urbanos e entretanto deixando os restantes a sua sorte ou não demonstrando preocupação nenhuma com as ligações de longo curso e não conseguindo dar resposta a perguntas simples e pertinentes colocadas pelos jornalistas na ocasião. Como, de onde virá essa verba não prevista no orçamento geral do estado ou que critério atenderá a afectação do subsidio. O que a prior, demonstra a falta de seriedade do próprio conselho de ministros ou desinteresse do ministro Munguambe, tendo em atenção o facto de ter participado do conselho de ministros que decidira.

Mas quem seria o substituto ideal de António Munguambe? Difícil seria designar um com credibilidade no sei do povo para atenuar as constantes revoltas, pois o povo não só tem problemas de transporte e os problemas não se resumem a capital do país, o que afecta gravemente a credibilidade do governo.

Sem comentários: