quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

MANIFESTAÇÕES DOS CHAPISTAS ILEGAIS TEM MOLDURA PENAL

lesam os cofres do estado e exigem privilegios ao estado

Chapistas ILEGAIS e não informais porque aqui juntam-se quer os que um dia tiveram titulo habilitacional quer os que nunca o tiveram, estes ILEGAIS, abusam da imprudência e indecisão do governo, em agir atempadamente e segundo princípios constitucional, económica e contabilisticamente aceites e em punir os verdadeiros oportunistas do mercado de sime-colectivos de passageiros.

Face a persistente atitude desta classe operária, que embora a desempenhar actividade transportadora de passageiros a revelia, sem licença que os habilite ao transporte de passageiros, havendo quem os apelide entre os transportadores de conflituosos, o governo devia tomar medidas sancionatórias, por forma a evitar a continuidade destes no mercado bem como a regular de forma óptima o transporte de passageiros e criando melhores condições para os utentes, deste meio de transporte que por sinal com forte importância e necessidade na vida cotediana dos moçambicanos dado o seu número elevado de utentes. Contudo, não deixo de frisar ser esta uma oportunidade aberta para que o governo ou os municípios procurem organizar os transportes urbanos segundo os padrões actualmente aceites, no mundo, para os transportes de passageiros, investido em mais meios de transportes de passageiros, quer os marítimos, fluviais, ferroviários, rodoviários quer investido mais nos transportes públicos e acrescendo a responsabilização dos gestores dos mesmos e maior fiscalização para que de facto possam corresponder as necessidades da população e do estado moçambicano.

Estes, embora seu papel neste mercado se mostre relevante, nada os iliba do facto de que, sempre desempenharam a actividade a revelia do estado, lesando os cofres do estado, recordo é dever de todo cidadão contribuir com impostos ou taxas para o desenvolvimento da nação.

Embora, não haja processo nenhum contra os mesmos, nem intenção manifesta do estado moçambicano, em retira-los do mercado ou em fazer com que rectifiquem a lesão sofrida pelo estado com esta pratica ilegal, vão criando mais problemas a economia nacional com as crescentes, imprudentes, manifestações que vão fazendo um pouco por todo país, dificultando o transito de pessoas e bens.

Face a este concurso de ilegalidades por parte dos chapistas e omissões por parte do governo, nada leva a crer que haja necessidade de agir excessivamente, lesando todos esses interesses de terceiros, pelo que é necessário que haja prudência nas atitudes á tomar e consideração pelo governo para que este possa trazer uma solução justa e adequada a revindicação quer dos chapistas legais quer dos utentes dos serviços por estes prestados. Pelo que a manifestação dos chapista ilegais tem moldura criminal.

1 comentário:

Anónimo disse...

OPERACAO AUTO STOP em mocambique da direito a apreensao de toda viatura em circulacao... porque os agentes da brigada de transito em pemba diz k todas viaturas tem infracao e toda infracao da direito de apreensao da viatura... peco exclarecimento