quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Resposta ao comentario, do blogger, Reflectindo


A Liberdade de Informação exige dos órgãos políticos e da administração, uma nítida abertura, o fácil acesso a informação á eles pertinente ou delas emanada, para o público. O acesso à informação sobre as actividades governamentais, aumenta a transparência e permite ao cidadão um combate mais eficaz contra a corrupção. O nível de garantia do acesso público as informações governamentais é suporte vital de qualquer democracia - o que leva estes deputados, a tomarem o lugar de bloggers embora virtuais.

Todos, estamos conscientes de que a democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura, facto, a meu ver que leva a Assembleia da Republica de Moçambique, a optar por tornar o acesso a informação a ela pertinente, impossível.

O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão e estes deputados, representantes do povo, embora conscientes, destes factos, não ousam desafiar a Assembleia representativa de todos nós, a fazer cumprir este principio. Porquê? Será que algum deles se vai pronunciar, ...?

1 comentário:

Reflectindo disse...

Obrigado pela resposta, caro MOZVOZ!