sexta-feira, 5 de setembro de 2008

No adeus aos jogos olímpicos, fica o adeus as medalhas, para sempre... (?)

António Munguambe, ex-ministro dos transportes e comunicações, demitido do governo da república, aquando das manifestações populares que paralisaram o país, chefiara a polémica delegação moçambicana aos jogos olímpicos conjuntamente com o presidente do comité olímpico nacional e curiosamente ainda não deram justificação plausível, para a fraca participação de Moçambique nos jogos olímpicos – Não estarão á espera de uma manifestação dos desportistas moçambicanos ou do povo para que possam falar, direito.

De recordar que a delegação levava consigo um suposto doente (turista a procura dos SPAS chineses), pois os atletas são sujeitos a exames médicos – será que o medido e os laboratórios moçambicanos funcionam aquém do desejável? E o psicólogo? Já lá vão os tempos do professor Querol

A mesma delegação optou por uma nadadora sem mínimos, para uma representação desportiva digna, preterindo da nadadora apta a participar com dignidade. Sacrificando a carreira da atleta, que arduamente se preparara para uma participação verdadeiramente olímpica, bem como a imagem do país.

Lurdes deu o seu adeus, está de parabéns pelas vezes que com dignidade e patriotismo ergueu a bandeira e fez soar o nosso hino nacional, além fronteiras, embora nem sempre pode acompanha-lo em viva voz (o hino mudou) mas sempre procurou chegar a meta, alcançando os seus objectivos, pelo que o MOZVOZ faz votos para que a menina de ouro, tenha sempre presente a lição do herói sombra STELIO CRAVERINHA, a qual o governo, o comité olímpico nacional, o governo não puderam aprende-la e leva-la avanteLurdes, faça meninas de ouro. Se não,depois de Londres 2012, apenas teremos uma delegação composta por políticos fracassados para fazerem representar o nosso país, de salientar que houve tempos que sem vergonha a delegação moçambicana era composta por mais dirigentes que atletas e como a história é cíclica, assim vamos recomeçar o episódio.


Irá Antonio Munguambe e comparsa, também a Londres, admirar o grau de organização e atenção para com os cuidados e atenção a ter com os atletas em competição?

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, é bom ver que há gente como o senhor que se preocupa como as prestaçoes olímpicas dos nossos atletas,até ai, como MZ dou-me como feliz pela existência do seu blog só que para meu espando vejo que o senhor esqueçe que a essencia dos jogo são acima de tudo a amizade e fraternidade entre os povos, num convivio de harmonia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos.
Viva as novas tecnologias de comunicação

MOZVOZ disse...

Meu caro,
Concordo plenamente consigo, quanto a essência dos jogos olímpicos. Mas deixo-o uma questão, que talvez também não interesse quer ao nosso governo quer ao comité olímpico nacional - será que de nada vale, fazer ecoar o nosso hino, de nada vale ver a nossa bandeira ser içada por força, do esforço nacional no apoio a formação dos nossos atletas?
Recordo-lhe que somos (20) vinte milhões e não conseguimos levar (20) vinte atletas para fortalecer a essência dos jogos olímpicos - será que somos tão antipáticos, quanto a nossa representação?

Vai o nosso agradecimento por passar por este canto e demonstrar com a sua colaboração, o quão os problemas da pátria, do povo o preocupam.

Anónimo disse...

Saudações fraternais,
É de louvar a sua "pretensão" em ser a voz do povo. No entanto, é alarmante este título. Aliás, é bem o estilo da Mozvoz. Vejo apenas uma crítica acutelante ao comité olimpico, na pessoa do Sr António Munguambe mas sem solução palpável da sua parte.
Caro mozvoz, jogos olímpicos é da responsabilidade de todos nós enquanto sociedade civil, atletas, governo e moçambicanos. E em nome deste acontecimento que tem reunido os povos, devemos apontar soluções para que no futuro celebremos conjuntamente, enquanto moçambicanos, as nossas conquistas olimpicas.

MOZVOZ disse...

Meu caro, anónimo,
Com devido respeito, suplico que me responda..
1. Quando é que teremos todos, como nação, a capacidade para as competições olímpicas, acredita na eventual possibilidade?

2. Quando é que o povo terá, em si, a capacidade de apoderar-se dos meios politico-administrativos e implementar politicas quer culturais quer educativas ou de formação desportiva - conhece uma nação em que o povo tomou este papel do qual o senhor arroga, com tanta arrogância ao povo?

3.Quando é que os nossos eleitos, confiaram o nosso voto a gente capaz de com dignidade dirigir os nossos desígnios, com a dignidade democrática com que foram eleitos?

3.1 Quando é que os indigitados á prossecução do interesse público, assumirão a responsabilidade perante o povo de exercer o mandato com o devido respeito ao povo/contribuinte, garantido direito a informação na prossecução, desse fim pelo povo confiado.

4. Atendendo a tamanha responsabilidade, pelo senhor atribuída ao povo - o que é que o senhor gostaria que fosse feito com a parcela das suas contribuições fiscais?

4.1 E que tem sido feito, com a parcela das suas contribuições fiscais?

NB: O povo regozijava-se de alegria se o senhor pudesse deixar as respostas e ao mesmo tempo um conselho - como influenciar na alocação da parcela dos nossas contribuições fiscais, no orçamento geral do estado - seria meio caminho andado no combate a corrupção.
Seria o verdadeiro fim do "deixa andar"