quarta-feira, 26 de março de 2008

CAIU TOBIAS DAI

PR exonera ministro da Defesa, Tobias Dai, na presença do homologo português.

Guebuza, arruma a casa na presença de hospedes, em reposta a pressão da comunidade moçambicana, que após as ultimas mexidas no ministério da defesa, voltou a clamar pela substituição do Ministro Tobias Dai que se mostrava intocável embora pautando-se pela incompetência, segundo o povo, devido as relações de parentesco para com chefe de estado.

Contudo, depois do caso Lucinda Abreu, o povo não sabe se a precipitação de Guebuza é motivada pela lição de democracia dada pelo homologo português ou se de desavenças familiares, porque a exoneração podia ter ficado, para depois da partida da comitiva portuguesa. A ser pela lição, é o fim da frelimização da administração pública e inicio da separação nítida, partido no poder - governo

Este facto mancha, não só a politica interna, moçambicana como os canais deplomáticos moçambicanos dado que o facto acontecera numa altura em que Tobias Dai, acompanhava seu homologo português facto que levou com que a última aparição pública de Tobias Dai como ministro da Defesa de Moçambique fora na passada segunda-feira, durante a assinatura de um acordo de cooperação técnico-militar com o ministro da Defesa português, Nuno Severiano Teixeira, protocolo rubricado na sequência da visita do Presidente de Portugal a Moçambique, Cavaco Silva.

Na terça-feira, Nuno Severiano Teixeira efectuou sozinho a visita de cerca de uma hora à Escola de Fuzileiros de Maputo no bairro da Catembe, que conta com a colaboração de instrutores portugueses, facto que devia ter acontecido na companhia do titular da pasta da defesa.

Tobias Dai, que é substituído no cargo por Filipe Nhussi, administrador executivo da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, anunciou a Presidência da República.

A exoneração de Tobias Dai ocorre pouco mais de um ano depois da explosão do paiol de Malhazine, arredores de Maputo, a 22 de Março de 2007, que causou 103 mortos e 500 feridos.

Após as explosões do principal paiol do país, Tobias Dai recusou demitir-se, apesar de vários apelos nesse sentido feitos ao Presidente da República pela sociedade civil moçambicana.

Mais uma vitoria democrática para o povo!

Sem comentários: