segunda-feira, 24 de março de 2008

MOÇAMBIQUE E PORTUGAL

REAPROXIMAÇÃO DEPOIS DE CAHORA-BASSA

Na cerimónia desta manhã, que decorreu no Salão Nobre da capital de Moçambique, Cavaco Silva recebeu do presidente do Conselho Municipal, Eneias Comiche, a chave da cidade e procedeu a asinatura de quatro acordos bilaterais que marcaram esta segunda-feira o arranque da visita de três dias a Moçambique pelo Presidente português, Cavaco Silva, acompanhado por vários ministros do seu país e empresários, missão que considera um «novo ciclo nas relações entre os dois países», informa a Lusa.

Pela manhã, Cavaco Silva e Armando Guebuza, presidiram à assinatura dos acordos nas áreas militar, de finanças, de administração interna e de educação.

No primeiro protocolo, os ministros da Defesa dos dois países assinaram a efectivação de 10 projectos de cooperação bilateral, envolvendo todos os ramos das Forças Armadas e, em maior grau do que no passado, as escolas portuguesas de formação militar.

No mesmo local, foram igualmente assinados, pelos responsáveis pelas diplomacias dos dois países, a revisão do protocolo para evitar a dupla tributação e a evasão fiscal e o acordo de reconhecimento mútuo das licenças de condução.

Moçambique e Portugal estabeleceram esta segunda-feira um acordo de princípio para aumentar as ligações aéreas entre os dois países.

A implementação desta medida vai ficar a cargo da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) e das Linhas Aéreas Moçambicanas, como refere a agência Lusa.

O ministro dos Transportes de Moçambique, Paulo Zucula, referiu esta manhã, em Maputo, que «vai haver mais um voo no período de Verão», mas apenas quando a LAM tiver autorização para voar para Lisboa.

Recorde-se que, actualmente, existem quatro ligações aéreas semanais entre os dois países, que são asseguradas pela TAP, que efectua alguns voos em codeshare com a LAM.

Sem comentários: