domingo, 13 de abril de 2008

LISBOA NEGA CULTURA AFRO

MAIS UMA VEZ, SE NÃO DEFINITIVAMENTE

ÁFRICA FESTIVAL EXCLUÍDO DE LISBOA, SEM JUSTIFICAÇÃO.

Pela segunda vez consecutiva, a câmara municipal de Lisboa, embora sob governação de outro presidente e desta vez, o socialista António Costa - grande defensor da justiça e legalidade – diz também, não ao África festival em Lisboa, festival dedicado a comunidade africana imigrante e que integrou as festas de Lisboa de 2005 á 2006.

Numa altura em que, na metrópole tanto se fala, no inconcebível acordo ortográfico e que, tanto, se tem manifestado nos meios políticos Lisboetas, o maior desejo de ver o ultramar a adopta-lo, surge esta clara negação do livre exercício do direito de expressão cultural, a maior comunidade (PALOP) imigrante em Portugal.

De salientar que a primeira, fora considerada, um sucesso e que aumentou de forma significativa à auto estima e coesão das comunidades afro em Lisboa.

Não será esta negação, meramente, com o objectivo de ver esta comunidade, mais dispersa e sem identidade própria? Mas, acredito no calor afro.

2 comentários:

umBhalane disse...

Metrópole?

Ultramar?

Gostaria de explicitar?

MOZVOZ disse...

Meu caro, Umbhalane!!!
Mozvoz, agradece a attenção por vós demonstrada.
Umbhalane, face a atitude de Lisboa,negação ao festival africano durante as festas populares, pela segunda vez consecutiva, e tendo em atenção que os africanos em Portugal, que lhes é negada esta, manifestação cultural são maioritariamente das(PALOPS), Ex-colónias portuguesas. Mozvoz, vê, esta limitação, como mera manifestação do colonizador (Metropole) a cultura do colonizado (ultramar), dado que durante a vigência deste, negro período, era impossível a manifestação cultural, dos AFRO, na metrópole. Não existe registo desta.