sábado, 19 de julho de 2008

Presidência aberta, afinal para que serve(?)

Guebuza aproveitou apenas para tornar-se mais popular e mais distante da realidade do povo.

Depois de por sucessivas vezes o presidente da Republica ter desencadeado pelo país, de Maputo ao Rovuma, a turística viagem, com designação presidência aberta, nada mudou por onde o Presidente da republica passou e deixou promessas depois de ouvir pesadas lamentações da população e pedidos para que haja melhorias nas suas, miseráveis condições de vida. Facto que levou o povo a pensar ter sensibilizado o chefe de estado, acerca do pesadelo que os tirou um futuro digno para seres como o povo que também é humano mas com horizontes fechados pela força da má governação. Guebuza teve oportunidade de ver com seus próprios olhos o sofrimento a que o povo está sujeito.

Os mesmos problemas continuam, a fome, o desemprego, a falta de condições mínimas de saneamento básico, falta de água potável, falta de energia, falta de meios de comunicação, falta de escolas, corrupção e abuso de poder pela administração local e policia da republica, com agravamentos dia pós dia, ainda continuam sendo os sinais caracterizadores dos diversos distritos e localidades do país.

Será que o início das mudanças virá no período da campanha eleitoral? Ou só foi mais um aumento da despesa pública grátis.

1 comentário:

Basilio Muhate disse...

Não concordo com o post no seu todo!
Em muitos lugares deste País as coisas mudaram sim. Eu pude ver e testemunhar com os meus próprios olhos.
É certo que ainda há muitos problemas por resolver, mas era bom ir ver as coisas no terreno, fazer a comparação e depois formular opinião.
Com o inicio da campanha eleitoral também virão mudanças. Qualquer partido político que está no poder em qualquer parte do mundo tem a possibilidade de fazer isso.
Era bom analisar as contas nacionais e os orçamentos anuais do Estado que são acessíveis ao público (INE, BM, MPD, MF) e verificar os saldos para ter certeza se a o saldo orçamental e os resultados líquidos das contas nacionais são ou nnão favoráveis ao País.

Um abraço !!
Basilio