domingo, 29 de junho de 2008

OJM NO PODER MUDA PARA OTM

As recentes declarações do General Hama Thai ao semanário independente. Os jovens “…não se preocupam com a edificação de uma nação unida e desenvolvida ...preocupam-se mais com bebedeiras …”


Levam a pensar, profundamente nos jovens com os quais supostamente convive, sendo que em termos genéricos acredito seja a juventude partidária, o que levou-me a uma analise não comportamental dos jovens, pois o General já concluiu na sua analise e desabafou, facto que ninguém tem coragem para confrontar, com um desmentido por transparecer uma realidade fáctica e já dizem os sábios:

  • “Contra factos não há argumentos”
  • “Factos, são factos e por si só, … falam”

Mas tomando apenas a denominação usada pela agremiação juvenil afecta ao partido FRELIMO, que usa de uma sigla em nada identificável com o partido, contrariamente ao feito pelas juventudes, regra geral, partidárias além fronteiras.

  • ZANU-PF Youth League, Zimbábue (juventude do Zanu-PF)
  • SWAPO Youth League, Namíbia (juventude do SWAPO)
  • Juventude do PAICV (Cabo Verde)
  • Umoja Wa Vijana, Tanzânia (juventude do Chama Cha Mapinduzi)
  • United National Independent Party Youth League, Zâmbia (juventude do United National Independence Party)

O que talvez levou o General Hama Thai, minimizando sua linha de pensamento, a pensar que tais jovens talvez até mudassem o nome do partido para OTM (organização do trabalhadores moçambicanos), porque não? Se enquanto portadores de suas faculdades mentais e dotados de rico saber, fazem uso de uma denominação, genérica que a prior leva a concluir não ser seguidora de ideologia politico - partidária e ser substancialmente autónoma, seguidora de fins próprios e em beneficio da juventude moçambicana no seu todo sem distinção de cor partidária ou ideologia partidária ou seja ser uma organização de massas no seio da sociedade civil moçambicana.

A verdade meus caros, o termo (organização da juventude moçambicana) OJM, hoje induz, consciente e intencionalmente, em erro a qualquer individuo sobre a identificação, a natureza, bem como a actividade, da mesma, pois sugere fim diferente do que constitui o seu objecto político/social. A prior, não sugere ser seguidora de uma ideologia político partidária, nem mesmo afecta a um partido o que a torna, bastante incompatível com o respeito pela liberdade de opção politica e ideológica, no seio da juventude moçambicana.

A OJM, Induz em erro quanto a caracterização jurídica da pessoa em causa, pois trata-se de uma pessoa com vínculos partidários fortes, não goza de nenhum tipo de autonomia é fortemente dependente da mãe FRELIMO e rege-se pela lei de partidos.

Desrespeita e apropria-se ilegitimamente do símbolo nacional que constitui a originaria OJM, instituição cujo nome e significado é digno de salvaguardar quer por razões, histórico-culturais, patrióticas, culturais ou mesmo institucionais. Pelo que porque não agradecer ao General Hama Thay por abrir o olho a nação? Obrigado General

12 comentários:

Unknown disse...

Ja' que a Frelimo copiou errado desta vez porque nao emendar para OJM-Frelimo a sua OJM?

Como dizes, e' assim nos outros paises quanto a denominacao, objectivos, objecto, e ambito de actividades.

Em Angola, por exemplo, a juventude ligada ao partido no poder, o MPLA, e' J-MPLA; ou simplesmente "Jota" como carinhosamente os locais a chamam.

Mas aqui os 'big brothers' (Hama Thai e outros) podem nao querer que haja essa mudanc,a, porque essa confusao leva a adesao a mesmo aos menos avisados.

MOZVOZ disse...

concordo plenamente com a sua posição, que essa confusão seja de facto, premeditada e com a finalidade de confundir. Mas eis a questão - como é que um jovem letrada e tutor consegue conviver com toda esta e mais ilegalidades? Pelo espírito deixa andar? Pelos benefícios que colhe de ser partidário do silencio? Só podemos concluir, que não existes mentes autónomas e capazes no seio da OJM - se não, porque não aceitam os desafios da sociedade?

Basilio Muhate disse...

Por Favor, não vamos misturar alhos com bugalhos. Não vejo nenhuma analogia entre as afirmações do General Hama-Thai ao semanário Magazine Independente e a OJM, organização da qual sou membro.

O General Hama Thai é um cidadão e tem o direito constitucional de se pronuciar sobre vários assuntos e emitir opiniões pessoais.

António Hama Thai não concedeu entrevista na qualidade de porta-voz nem da FRELIMO nem da OJM, mas por outras qualidades suas. Portanto não sou de opinião que a OJM tenha que vir a público desmentir uma opinião pessoal do General Hama Thai que em nenhum momento deve ser entendida como sendo uma posição institucional.

Aliás, na entevista Hama Thai não se referiu em nenhum momento à OJM ou a algum grupo específico de jovens, falou na generalidade.

Buscar a denominação OJM e questioná-la implica necessariamente buscar a génese dessa Orgaização, a priori, e depois procurar seguir uma sequencia explicativa mais clara ao inves de atirar areia aos olhos das pessoas com falsas discussões tendenciosas

Sou de opinião que o General Hama Thai deu a sua opinião pessoal sobre a Juventude e deve ser respeitada, mas chega de se fazer aproveitamentos políticos eleitoralistas acerca disso e criar confusão no seio dos jovens.

Hoje não há quem não saiba que a OJM e a OMM são organizações partidárias, e mesmo aqueles que não o sabem, ficam sabendo logo que se aproximam a essas organizações.

Muitas vezes nós temos o problema de formularmos opiniões sobre assuntos para os quais não temos conhecimentos e informação suficientes para o efeito, o que nos leva por vezes a cairmos no ridículo.

Unknown disse...

Meu cao Muhate, aqui nao caimos em ridiculo nenhum. De facto o efeito premeditado da grafia do nome OJM, OMM e' mesmo preverso. So' usa um nome igual com ma's intencoes.

De resto ja' desenvolvo este assunto no meu blogue, onde remeto o Muhate a ler e 'digerir' a genese da Frelimo. Alias, la' ja' analiso porque a posicao/conviccao de Hama Thai e' tao publica como a de outra pessoa em lugares de responsabilidade e de direccao. Dizer que foi opiniao pessoal e pararmos por ai', e'-nos quando muito lisonjeiro, nao e' senhor Muhate.

Ao que me parece, o Muhate esta' numa luta titanica para limpar a sua imagem depois de tanto o lhe aconteceu nos ultimos tempos, que e' menos lesivo e criminal. Falo da exportacao da madeira e de todo imbroglio de licenc,as para o qual o senhor se esgrime em justificar. Nao fosse uma justic,a que temos, juro-te que sua sorte seria outra. Vendo o sol ao quadradinhos? Talvez.

Enfim, o que estamos a analizar sao as conviccoes de um general que jura com pes juntos que os jovens de hoje:

1. Nao tem responsabilidade;

2. Andam na bebedeira. (Eu conheco muito jovem bem educadinho que nao ve o alcool como seu prato predilecto;

3. Alheiam-se em coisas secundarias (Pegar madeira e vender ilegalmente e' secunda'rio isso);

4. Podem vender o pai's (O pai's nao sei se nao esta' sendo vendido pelo que tenhamos conhecimento).

Portanto, sao estes ponto que nos levaram a citar o exemplo do Muhate que acabou sendo escorrac,ado da direccao de agricultura em Nampula.

Unknown disse...

Sorry Muhate, onde disse "cao" digo "caro". Pelo facto, as minhas desculpas.

Basilio Muhate disse...

Olha
É preciso saber que a FRELIMO e a RENAMO tem no seu seio vários jovens e adultos letrados e intelectuais. As respectivas juventudes partidárias também tem essas coisas todas.

Questionar como é que um jovem letrado e tutor consegue conviver com toda esta e mais ilegalidades não foge a perguntar como é que a Liga Juvenil da Renamo ou de um outro Partido é liderada por alguem eleito ilegalmente ou eleito com 45 anos de idade para dirigir uma organização onde estatutariamente isso não é permitido, mesmo tendo jovens letrados á dentro.

As associações regem-sepor estatutos e dependem dos seus membros e a democracia interna reina no associativismo.

Não podemos cair em falácias, principalmente nós bloguistas que escrevemos para muitas pessoas, que de alguma maneira somos fazedores de opinião. É preciso que antes de afirmarmos algo ou omitirmos opinião façamos uma introspecção sobre os aspectos que nos rodeiam.

Mais uma vez digo quem é honesto e trabalha, preocupa-se com os resultados. É preciso deixarmos de fazer as coisas para sermos vistos e passarmos a trabalhar para o bem da nossa familia, comunidade e do nosso País.

Basilio Muhate disse...

Não voltarei a comentar este assunto porque noto que pretende-e discutir pessoas e não ideias. Estamos a falar da OJM e da Juventude e trazem-se à mistura assuntos da agricultura...desculpem, mas assim não continuo.

Um abraço e sucessos no trabalho !!

MOZVOZ disse...

B. Muhate
A questão em apreço, prende-se não como o respeito ou não da democracia no seio dos partidos. Essa apreciação embora de actos com repercussões externas ao partido, carece de apreciação por parte dos seus membros embora possam os mesmo suscitar apreciação da observância dos mesmos pelos tribunais judiciais da Republica.
No entanto, o que me proponho a que seja por vossa excelência e demais debatido é a questão do uso da sigla e denominação OJM, dizer ser obra da Frelimo por isso que dela fazem o uso abusivo, por outras palavras me quer dizer ser o senhor apologista da teoria Frelimo - estado ou estado - partido o que retrata a mera ausência de cultura democrática. Isto em mentes ditas intelectuais?
Imagine uma firma ou sociedade que faça uso de seguinte denominação "Governo da Republica de Moçambique" por mais que a mesma produza livros didácticos para a OJM, acha isto, o uso da denominação por esta, com qualquer cabimento legal? Então porque vossa excelência, pode de facto fazer uso de uma denominação que em nada retrata o objecto e o fim a que se predispõem seguir e alcançar?
A lei, diz-se igual para todos, mas será que sua excelência não compartilha da ideia de que a lei de partidos ao fechar os olhos a casos do género, em que uma juventude de um partido politico se assume como a juventude ou seja aliena-se de uma instituição nacional,numa democrática, ela é zarolha e tem cor?
Os intelectuais não desistem, procuram sempre tirar os ignorantes das garras da ignorância.

Unknown disse...

Oi MOZVOZ!

Eu tenho dito que a crítica deve ser feita de uma forma neutra, sem querer com isso dizer que os críticos são apartidários mas as suas ideias deverim ser sobre tudo nos Blogs porque a ideia é melhorar só que há indivíduos que tem atitudes paternalistas o que isso?

Olha Basílio Muhate! ainda não esqueci da promeça que me fez sobre as fotos de quem efectivamente içou a bandeira de Moçambique em substituição da de Portugal. também aprenda a fazer críticas sem demostrar Frelimismo nas suas ideias porque no fundo todos somos

Pensa comigo

Anónimo disse...

caros camaradas

temos que ter cuidado com algumas reflexoes. primeiro gostaria de poder entender porque esta ligacao entre os pronunciamentos do General e a accao da ojm.
segundo, qual e a certeza do General para tamanha certeza sobre a juventude e o
exercicio de governacao, que deve ser um direito reservado a todos mocambicanos
quando eligiveis constitucionalmente. terceiro, porque e que a nossa capacidade
de reflexao nao permite encontrar espacos para uma formulacao critica que nao
esteja ligada intimamente a questao do poder.

jorgematine


------------------------------
from: lazaromabunda@yahoo.com.br


> Sinceramente que me sinto orgulho pela sua reflexao. Orgulho me ainda por
saber que ha muito gente que sabe que esta OJM nao serve, alias, ha muitos que
estao na OJM para se servirem dela. O general disse a verdade, ela doi, mas era
necessario. Lembro-me que um dia escrevi algo a criticar esta atitude mercenaria
dos nossos "camaradas" da OJM.
>
> A sua reflexao e interessante, camarada, mas e preciso nao olharmos para
remuneracoes e condicoes de outro mundo. O nosso pais e pobre e nao pode
oferecer condicoes igual a que oferecem as ONGs. O patriotismo, camarada, esta
acima de melhores condicoes e acima de dinheiro. Se olharmos para o dinheiro,
primeiro, seremos conotados com mercenarios. O general quando diz que podemos
vender a patria e por causa da nossa ambicao desmedida. Queremos ganhar muito
logo no primeiro salario, antes de provarmos que, de facto, somos validos e
servimos.
>
> Muitos querem melhores condicoes alegando serem tecnicos superiores, mas que
na verdade sao pessoas profissionalmente nulas: nao sabem absolutamente nada,
mas querem 4x4, salarios em dolares, casas e outras condicoes. Onde o Estado vai
apanhar dinheiro para isso? O nosso Estado esta preocupado em criar condicoes
para a sua formacao, para a sua saude, acesso a agua, remuneracoes aos nossos
pais,... Ainda exigimos balurdo de dinheiro, emprego, casas, proteccao... Nao
pode ser assim camaradas.
>
> Vamos mostrar que valemos, depois e que mereceremos o nosso lugar. O espaco,
meus camaradas, conquista-se, nao se da. Vamos a luta, mas primeiro, coloquemos
os interesses da nacao em primeiro...

lazaromabunda

MOZVOZ disse...

Amigo Jorge, agradeço aa sua colaboração e interesse, devo o conhecer do moçambiqueonline. Mas contude, acompanhe sff todos comentários a questão em apreço e procure ler na entrevista ao Jorge Rebelo, publicada esta semana no semanário SAVANA na parte sobre a juventude, embora não deixe traços claros, verá que só um jovem da OJM poderá, assim agir - a não ser que o senhor também não saiba que as juventudes partidárias seguem a ideologia do partido, não gozam de autonomia de nenhum tipo ou grau e não sabe o senhor que o comum dos mortais não tem direito a palavra/ opinião, no partido sem que a ele pertença como membro escrito, pelo que o sr Jorge Rebelo só veio reforçar as palavras do General e espero que haja mais verdadeiros homens, homens corajosos que possam vir publicamente expressar-se sobre a questão em apreço.

Reflectindo disse...

Recusa à discussão não nos leva lado nenhum.

Acho positivo se o amigo Muhate criticar a idade do presidente da liga da juventude da Renamo. Não vejo pq ter receio.