quarta-feira, 25 de junho de 2008

O PAÍS E AS CONVICÇÕES DE UM GENERAL

os jovens podem vender o país - General Hama Thai em entrevista ao "Magazine independente"


General Hama Thay, confirmou que o seu lugar não é no domínio da politica ou então saiu em defesa do sistema politico/partidário vigente num gesto de pura ignorância, pois pelo que temos vindo a assistir na nossa pátria libertada, contrariamente aos ditames constitucionais, os nossos políticos a começar pelo próprio chefe do estado, são os nossos maiores empresários e os políticos - empresários não são, larga maioria, jovens e são todos altas figuras do partido, tirando seus descendentes quer na linha recta quer colaterais que vão-se afirmando a custa e em defesa de interesses dos mais velhos.

Senhor general, são esses mesmos adultos libertadores, a que lhes fora incumbida a tarefa de acabar com a miséria e fome no seio dos libertados que pelo contrario, entregam as terras aráveis do país aos ocidentais para a cultura de matéria prima para a produção de biocombustíveis - o povo a morrer de fome – enchem seus bolsos a custa do povo.

Pelo que a estratégia desenhada e executada pelo general mostra-se bastante errónea, facto para dizer o General perdeu a Guerra e devia ter poupado as munições, pois já partira derrotado ao apelar ao povo, que um dia democraticamente confiou os destinos da pátria libertada a senhores que pensam como vossa excelência, acreditam que os reformadores da pátria (jovens) os conhecedores das necessidades do povo e mecanismos práticos de satisfação das mesmas sejam irresponsáveis, não confunda do mesmo modo que existem guerreiros e guerrilheiros, há jovens e jovens ao que me leva a pensar que o senhor general, refere-se a OJM, mas será mesmo que andam eles preocupados com aspectos secundários da vida? tenho serias duvidas.

Senhor General, 33 anos de liberdade, 33 anos no poder - qual o programa dos libertadores para os libertados e não meros slogans como, também derrotados:

1990 década da vitoria …

... futuro melhor …

Fim do espírito deixa andar …

Na saúde, na educação, economia, defesa e segurança, nos transportes, na habitação e obras públicas? Regredimos senhor general, antes da libertação estávamos melhor embora com direitos limitados.

Hoje, senhor General as latrinas do libertados, já não cheiram… porque as mesas estão vazias, não há alimentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente senhor veterano! afinal o que voces querem?
um pais desenvolvido ou um pais dos veteranos? entam se e assim, porfavor ! parem de formar em relacoes internacionais ,advocacia,direito etc.e nos vomos ficar nas baracas de museu e faser planos para o assalto do dia seguinte porque nao vale apena estudar. porque o que eu queria e ser deputado, governador,por ai fora.
senhor deputado, se nao tivesse ido a tropa seria pulitico? aposto que nao porque mesmo dentro da politica nao faz nada pelo pais.
"AJUDEI A FORMAR A NACAO POR ISSO TENHO O DIREITO DE TODOS OS DIAS ACORDAR IR AO ASSENTO DA AR E RECEBER UMA FURTUNA DE SALARIO" E assim que quer governar o pais? Eu faria melhor? condicionar escola para todos,saude para todos, aplicar devidamente os impostos, e criar condissoes para a sesta basica.

MUITO OBRIGADO
NWASSAVWNE
INGLAND

Anónimo disse...

Sinceramente, este pais esta doente mesmo. este general tem uma visao muito desfocada dos jovens. esqueceu que nos ultimos 33 anos muitos jovens foram formados e estao a ajudar o pais a crescer, so nao cresce mais pois gente como ele ainda esta no poder. Roubam o que e o povo e usam mal o que resta dos roubos. Por isso o povo sofre. ate o demente estaria apto para governar melhor que o actual regime. Fata muita luz no actual governo a comecer pelo presidente que e um egosita e nao pensa no povo. Eu sou jovem e tenho muito orgulho disso. tenho a certeza que estou preparado para desenvolver o meu pais. Confio nasminhas capacidades e acho que posso fazer melhor que muitos de voces. Talvez os jovens bebem muito de tanta frustacao e desemprego. E como os mais velhos nao dao o exemplo e o que se ve. Outra coisa senhor general se voces tiveram coragem de lutar pela independencia, o que te faz afrimar com tanta conviccao que nos nao fariamos. Nos tambem somos mocambicnos e temos orgulho disso. Se o pais precisasse nao tenho duvidas que lutariamos. Voces nao podem pensar que a ideia de libertar um pais foi invencao vossa. Pelo que eu saiba Gana ficou independente antes de Mocambique so pra sitar um exemplo, o que demonstra que outros jovens em outro lugar tiveram a memsma ideia primeiro. Entao para de os enganar. Agradecemos muito o esforco que foi feito pelos combatentes da libertacao nacional, mas eu pergunto temos que pagar ate quando? ja nao chega? Cheeeeeeeeeeeeega.